Filho de peixe…. só que não, só que nunca!

Vivemos num tempo em que a grande maioria de filhos de cristãos não querem Ser cristãos. Isso nos assusta, mas ao mesmo tempo, é consequência de anos de adiamento de uma responsabilidade pessoal.

Eu tenho uma filha, e sei a responsabilidade que recai sobre mim, quando leio a carta do Apóstolo Paulo, aos Efésios Cap 6:4 “E Vós pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor.” – Versão Almeida Revista e Atualizada, ou numa tradução mais atual, “Pais, não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos”, Versão NTLH.

A pergunta que ecoa na minha mente é, até que ponto tenho criado a Manu com a disciplina e os ensinamentos cristãos?

A bíblia é a própria boca de Deus na terra, e se ao menos consultássemos antes de tomarmos decisões, economizaríamos muito tempo, orações e lágrimas. Mas o fato é que utilizamos uma frase que de nada serve… “Eu não tenho tempo“. Não temos tempo ou não temos prioridade??

Eu costumo dar esse exemplo: Se você recebesse um telegrama dizendo, que estão dando 1 milhão de reais, a qualquer um que vá ao endereço tal, hoje. Na mesma hora sua mente refaz toda a sua agenda e você “dá um jeito”. A grande Questão está aí, o jeito, nós só damos quando há prioridade.

E na criação dos nossos filhos, sem hipocrisia, não há prioridade. Há um certo grau de importância, isso sim. Mas prioridade, não. Selecionamos a escola em que vão estudar, mas não tiramos um tempo para observar o que o professor tem falado em sala de aula. Organizamos agenda, cursos, treinos, eventos, tudo para ocuparmos nossos filhos, SEM nos ocuparmos. Ou seja, para o mantermos ocupado, mas sem que precise chegar perto de nós. Não temos “tempo” de cuidarmos da educação espiritual dos nossos filhos, pelo contrário. Mal o levamos a escola dominical, o levamos para os cultos, pois temos de estar lá, mas não temos “tempo” para orar com eles, examinar a palavra com eles. Quando muito, o levamos em um ou outro ensaio, mas não o ensinamos a adorar, apenas o ensinamos a cantar. Entende a diferença?

E se o pai ou a mãe trabalhar na igreja, aí somos duplamente pior. Pois muitas vezes, preferimos deixar a criança em casa, enquanto nós estamos nos cultos, dirigindo, pregando, trabalhando, servindo, mas ao mesmo tempo, negligenciando a ordem dada por Deus. Enquanto você trabalha na casa de Deus. Seu filho aprende, em casa, o que? Eu te digo, ele aprende que a igreja “prende e ocupa” o tempo do papai e da mamãe. Porque ele não estava na igreja, e mesmo que estivesse, ficaria sentado em um banco, deixado de lado. Em outros momentos, nós que temos nossos compromissos na igreja, queremos chegar no horário, e deixamos de sermos humanos, descontando sobre eles, a responsabilidade dos nossos atrasos.

Vou te contar uma experiência, onde Deus me apertou. Atualmente estou líder dos adolescentes em minha igreja, e um belo dia, minha filha começa a pedir comida, bem na hora de ir pro culto, eu atrasada, fiz rapidamente um macarrão instantâneo, bem rápido e estou tentando fazer ela comer rapidamente. E ela, como toda criança, enrolando. Eu comecei a ficar mais irritada e em certo ponto gritava: “Manu, come logo, eu vou te socar” é claro que eu não ia. Mas eu a estava ameaçando. Ela comeu, fomos pra igreja. Eu esbaforida. Chegamos, ela meio irritada. Chegando na igreja, encontrei um adolescente, que faz parte do meu departamento. E o mesmo, é inconstante, tem dias que está forte e tem dias que está fraco. E eu conversando com ele, com a maior paciência.

Quem tem intimidade com o Espírito Santo já sabe, ele me pegou de jeito. Que tipo de exemplo estou passando para os da minha casa? Chegando ao ponto, de minha própria filha dizer que a mamãe gosta dos adolescentes, tudo é dos adolescentes. Tem noção?!

Desculpa a sinceridade, mas esse blog é pra isso. Temos de parar de tampar o sol com a peneira, e como diz Pra. Camila Barros, está na hora de “falar rasgado”.

A maioria de filhos de cristãos, não querem ser cristãos. Nossos filhos querem ser tudo, a mulher maravilha, o Batman, policial, bombeiro, até bandido. Mas não querem ser como nós!

Sabe porque ? Porque não vivemos o verdadeiro evangelho de Cristo. Nós somos muito bons, em criar um personagem na igreja, e criamos um em casa, criamos um no trabalho. Mas quem na verdade somos nós? Somos o que estamos refletindo aos que nos vêem.

Em meu pequeno tempo de ministério, quase 21 anos trabalhando na obra do Senhor, trabalhei na escola dominical com diversas classes de alunos, e sempre vi, e continuo vendo, filhos de cristãos que mal sabem abrir a bíblia, não sabem nem os nomes dos livros que possui, e muito menos o poder que tem. Não conhecem a palavra de Deus, e em sua grande maioria só vai a igreja pois é obrigado pelos pais. Sabe porque? Porque não vêem alegria, felicidade, plenitude, nem nos pais.

Pregamos um evangelho, onde só se sofre. Só tem Não! E nunca tem o preenchimento das minhas próprias necessidades. Mas ora! Então não pregamos um Deus, que cuida da gente nos mínimos detalhes!

Por outro lado, estão os pais, que assim como eu e você, vivemos num mundo de 24hs, mas que na verdade, usamos 50hs, o dia passa como um vento e estamos sempre agitados, correndo, reclamando, e resolvendo coisas, enfim. Não temos tempo para sentarmos com nossos filhos, e muito menos para ouvi-los. E quando, decidimos por ouvi-los, os repreendemos, sem nem ao menos explicar. como falarão com alguém que só o repreende? Como se abrirão se não damos liberdade para tal? Se não os ouvimos, eles não se tornam mudos, mas eles vão conversar com quem tenha tempo para ouvi-los, e ai já está um enorme perigo. Quem o ouvir, também o irá aconselhar. Outro ponto importante é, não damos ensinamentos, mas damos equipamentos eletrônicos, tablets, ipod, ipad, celulares e todo o aparato, para ele buscar a informação que ele quiser, contanto que não nos incomode.

I Pedro 5.8 diz: ” Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, andar em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.” – Versão Almeida. Então quando você se distancia do seu filho, você abre espaço. Vamos para Lucas 15, parábola do filho pródigo; o inimigo só conseguiu fazer algo na vida do filho, quando o afastou do pai. Devemos estar mais próximos dos nossos filhos.

Não vamos ser negligentes no cuidado com nossos filhos, seremos cobrados por isso. Apóstolo Paulo deixa claro, devemos criar nossos filhos com a disciplina e os ensinamentos cristãos. E que maior ensinamento é o exemplo, pois é, agora apertou! (kkk rindo de nervoso). Como tem sido nosso exemplo?

Nossos filhos observam nosso comportamento dentro e fora da igreja. ou seja, não adianta fingir ser cristão, pois Deus já sabe que você é falso, e com certeza seu filho também. Agora o grande problema é, que quando não damos o exemplo devido, o encanto se quebra e as crianças preferem se afastar. Já vi muita coisa, mas a falta de exemplo dos pais, é um dos que mais mexem comigo. Filhos de cristãos que querem ser tudo, menos cristãos.

Pais que comentam mal da igreja na frente dos filhos, pais que falam mal dos pastores e dos erros de pessoas do ministério dentro de suas casas, próximo a crianças. Se esquecem que a criança / adolescente não te maturidade para enfrentar certos problemas, e muito menos entender. E aí eles veem, o pais que estavam em casa falando mal da igreja, indo para a igreja, e o que eles pensam, lá eu não vou!

Os pais precisam entender, que os filhos não nascem cristãos, eles precisam conhecer a Cristo. E a maior vitrine que eles vêem, é a nossa vida. E se estivermos, sem máscara, sem hipocrisia, pautados em Salmos 128, andando nos caminhos do Senhor, seremos felizes. E você, pai, você mãe, sendo feliz de verdade, contagia quem está ao seu redor.

Se você chegou até aqui e está pensando, eu não tenho tempo, peça ao Senhor que direcione seu dia. Que lhe ensine a organizar seus horários. Invista nos seus filhos hoje. Para que você não perca tempo amanhã, orando pra ele sair de vícios, das drogas e problemas. Orando para que ele não morra no pecado. Invista tempo. Nunca é e nem será perda de tempo, ensinar seus filhos a andar nos caminhos do Senhor.

Seja cristão, mas antes de tudo, seja Humano. Sua esposa precisa de um Sacerdote, mas ela também precisa de um marido. Seus filhos precisam de um pai pastor (líder, seja lá qual for seu cargo), mas também precisam de um pai, que escute, que converse e que aconselhe.

“Não deixe aquilo que é URGENTE, tomar o lugar daquilo que é IMPORTANTE em sua vida.”

C. H. Spurgeon

Tenha um excelente dia e que Deus te abençoe.

Graça e Paz

BLOG

Related Articles

COMMENT

Post a Comments

A lectus ac pulvinar tincidunt accumsan. Ullamcorper dolor at lectus ac, sed facilisis hac. Molestie aliquam ut blandit nibh vulputate lectus in sit. Egestas in dolor dui purus tincidunt eget cras nisl est aliquam ut blandit nibh vulputate lectus ullamcorper.