Antigamente o fator determinante para comprovação de uma gravidez era o exame de sangue. Hoje em dia, a ultrassom. Eu mesma, quando engravidei, a médica nem pediu o exame de sangue, pediu direto a ultrassom. Pois nem sempre um positivo no exame de Beta HCG é o determinante para uma gravidez, há muitas variações. Já a ultrassom, é basicamente uma foto. E uma foto é uma foto.
Então hoje, uma mulher que deseja comprovar a gestação e o tempo de gestação, ela vai a uma médica que lhe solicita esse exame, vai ao laboratório faz o exame, e prontinho, no próprio exame vem descrito quantas semanas de gestação. Agora, o que você faria, se imaginasse que estivesse grávida, mas ao mesmo tempo você tem um diagnóstico que não pode engravidar. Isso aconteceu com uma mulher, porém, ela já era muito velha, fato que só complicava mais as coisas.
Isso mesmo, estou falando de Sara, esposa de Abraão, ela tinha o diagnóstico não só de esterilidade, mas o da idade, ela já estava na menopausa, tecnicamente impossível de gerar. Sua história está registrada a partir de Genesis 18. Sara estava com 90 anos quando o anjo lhe deu um prazo de 1 ano. Basicamente está tudo contra ela, a não ser por um único porém poderoso detalhe, sobre Abraão e Sara havia uma palavra, e essa palavra dizia: “No ano que vem eu virei visitá-lo outra vez. E nessa época Sara, a sua mulher, terá um filho”. Gênesis 18.10.
A parte que eu gostaria que você analisasse fica nesse 1 ano de espera. 1 Ano onde o anjo diz que ela vai engravidar. E com certeza após alguns meses os primeiros sinais começaram a aparecer, e aí começa a maior luta interna que Sara poderia viver. Acreditar ou Abortar? É claro que quando falo com essas palavras, lhe parece muito forte. Mas basicamente quem não acredita em uma promessa, está abortando a promessa.
Sara não tinha um ultrassom, assim como nós não temos. Quando Deus te faz uma promessa, você fica na mesma situação de Sara. Você precisa acreditar, mesmo quando não está vendo foto, mesmo quando não está vendo exame. Afinal, na época de Sara não existia essas coisas. Mas a barriga crescia, e com certeza, no meio do caminho a gente encontra gente que te da uma palavra de força, e também tem aqueles que levam dúvidas ao seu coração.
Sara não tinha como não duvidar, ela precisava acreditar, e acreditar é fácil. Difícil, é tomar as decisões, mesmo sem estar vendo a promessa cumprindo. Afinal, toda a promessa é gerada dentro do ventre.
No meio do processo de espera, ou melhor, enquanto nossa promessa está sendo gerada, muita coisa acontece, e por vezes nos deparamos com pessoas que não sonham, não geram, e com certeza vão fazer você tentar desistir também, vão achar que todo o seu esforço é em vão, afinal, o milagre é grande demais para se realizar.
Uma pessoa que não sonha, não acredita nos sonhos dos outros também, e daí começam a tentar te convencer do contrário, ou seja, será que realmente você está gravida? (será que realmente você recebeu uma promessa? será que o profeta não estava na carne? você sabe que o seu tempo já passou ne? será que não é coisa da sua cabeça?…) com a sua idade é impossível? será que não é uma doença? será que não é o seu desejo de ter um filho que está perturbando a sua mente? inicialmente são perguntas inofensivas, mas em seguida vem o complemento mortal, ou abortivo, melhor você tomar um chá de canela, o chá de canela a nosso simples olhar é bem básico, ele tem muitas propriedades benéficas, se não fosse um pequenino problema. O chá de canela é abortivo. Vamos traduzir? Algumas idéias, vindas no tempo da espera, são até inicialmente inofensivas, mas demonstram a sua incredulidade, e incredulidade é mortal, é um abortivo.
Outro ponto a ser debatido é a gravidez psicológica, onde a gestante até sente o bebê mexer, isso é uma outra face onde Satanás nos perturba, no campo da mente. Diariamente somos bombardeados com pensamentos terríveis, e precisamos do Capacete da Salvação. Efésios 6:17.
No tempo da espera, espere. Confie. Se Sara ouve as dúvidas, ela para de gerar, e começa a se entupir de chás, e remédios que com certeza alterariam o feto, podendo inclusive acabar num aborto. Precisamos acreditar na promessa, porém, muito mais que isso, precisamos confiar em Quem fez a promessa.
Até no momento do parto, muitos pensamentos ruins podem vir a sua mente, dizendo que você não vai conseguir, que não vai dar certo, que algo irá acontecer…. e por aí vai. O inimigo não descansa, e é por isso que precisamos estar bem alicerçados na Rocha que é Cristo, Mateus 7:24-27. Sara teve que esperar até o fim. Até o momento de ver, segurar em seus braços. E aí sim, comemorar sua vitória.
Assim como na vida de Sara, esperar por uma promessa é uma via completa de desafios. Que jamais serão vencidos da unidade, somente na totalidade, você e Deus. Sempre! Confie no Deus que você serve. Confie em quem te fez a promessa. Ainda que tudo diga que não, se Ele falou, Ele vai cumprir.
Deus te abençoe
Graça e paz